top of page

Prorrogado decreto de risco ambiental por incêndios florestais em MS

18 de novembro de 2024.


Combate a incêndio na região da Fazenda Santa Mônica, no Pantanal, em período crítico da estiagem

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima prorrogou até fevereiro de 2025 a portaria que determina estado de emergência ambiental, por risco de ambientes florestais, em Mato Grosso do Sul. Antes, a classificação cobria o período de maio a dezembro de 2024.


A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) e refere-se às microrregiões do Pantanal e do sudoeste de Mato Grosso do Sul.


A determinação foi assinada pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Ribeiro Capobianco. A determinação anterior havia sido publicada em abril de 2024 e, além do Pantanal e do sudoeste de MS, também considerada o centro-norte e o leste do Estado como áreas críticas e de risco ambiental. Na nova publicação, estas áreas não foram consideradas.


A portaria, com abrangência nacional, tem como objetivo intensificar as ações de prevenção aos incêndios em períodos críticos para cada região, mapeados para classificar emergência.


De janeiro até agora, Mato Grosso do Sul registrou 12.960 focos de incêndios, 8.137 somente na região do Pantanal.

O bioma, que já passou por incêndios alarmantes em 2020, voltou a enfrentar altas temperaturas e forte estiagem em 2024. De janeiro a agosto, segundo dados do MapBiomas, foram 1,22 milhão de hectares atingidos pelas chamas. 


FONTE: DIÁRIO CORUMBAENSE

bottom of page