FORTE COIMBRA: Um polo histórico/turístico ainda não explorado
Campo Grande, 23 de março de 2021.
Forte Coimbra é um distrito localizado no município de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, a cerca de 100 km da sede do município. O distrito deve o seu nome ao Forte Colinial, erguido pela Engenharia Militar Portuguesa em 1775, às margens do Rio Paraguai, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Situa-se entre morros, pouco acima onde existe o marco da tríplice fronteira – Brasil, Paraguai e Bolívia – entre os pantanais de Corumbá e Porto Murtinho. Sua construção, numa época de total fragilidade dos limites de Portugal com a Espanha, gerou polêmica, ao ser erguido em local errado. Foi construído para defender o território brasileiro contra invasões espanholas e foi palco para batalhas na Guerra do Paraguai.
Forte Coimbra
Forte Coimbra
Credita-se a Nossa Senhora do Carmo milagres ocorridos durante as batalhas contra espanhóis e paraguaios, em 1801 e 1864, respectivamente. Na primeira batalha, a santa livrou a guarnição militar do forte, que contava com 110 homens, cinco canoas e três canhões, de um massacre no dia 17 de setembro de 1801, quando um exército espanhol formado por 600 homens, navios e 30 canhões, tinha ordem de ocupar o lugar na disputa pelo território com Portugal.
Após nove dias de batalha, os espanhóis venceram, mas, bateram em retirada ao verem a imagem da santa na entrada do forte. A segunda manifestação ocorreu durante a Guerra do Paraguai. No dia 28 de dezembro de 1864, a tropa paraguaia com 3,2 mil homens, 41 canhões, 11 navios e farta munição cercou o forte. Os brasileiros, com 149 homens, resistiram até o segundo dia, quando um soldado exibiu a imagem da santa na muralha do forte e os inimigos suspenderam o fogo, permitindo a fuga dos sobreviventes.
Capela Nossa Senhora do Carmo, em Forte Coimbra.
Nos dias atuais conta com uma população de aproximadamente 30 pessoas, além dos militares que residem no forte. Além da tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, que devido a Covid -19 não foi realizada em 2020, a localidade possui uma grande capacidade turística que ainda não foi explorada.
Com uma paisagem exuberante, no coração do Pantanal Sul-Mato-Grossense, o distrito de forte Coimbra poderia nos proporcionar o melhor do turismo pantaneiro, porém a possibilidade do empreendedorismo da região está sendo desperdiçada.
Existem na localidade casas abandonadas que poderiam ser aproveitadas por moradores para criação de pousadas, fomentando assim o turismo, e integrando o interesse de conhecer um pouco da história do Brasil com um dos principais atrativos do rio Paraguai, a pesca esportiva.
Os milagres atribuídos a Nossa Senhora do Carmo, pescar ou simplesmente relaxar neste local de beleza natural exuberante, tranquilo e repleto de histórias contadas pelos moradores, não podem ser deixados a cair no esquecimento do nosso Brasil.
Forte Coimbra
Forte Coimbra
FONTE: https://www.corumba.ms.gov.br; https://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Nossa_Senhora_do_Carmo_de_Coimbra;
https://arquidiocesemilitar.org.br/festa-de-nossa-senhora-do-carmo-protetora-do-forte-de-coimbra.html